sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Viena, Áustria – Dia 7

Viena (10 a 14 de setembro de 2009)

Dia 7 (11 – sexta-feira)

Hoje é aniversário da minha mãe! Parabéns mãezinha, eu te amo!

Lugares visitados:

- Complexo Hofburg (Imperial PalaceHofburg)

• Igreja Augustina (Augustine ChurchAugustinerkirche);
  • Biblioteca Nacional Austríaca (National LibraryNationalbibliothek);
  • Aposentos Reais (Sisi MuseumKaiserappartements);
  • Escola Espanhola de Equitação (Spanish Riding SchoolSpanische Hofreitschule);
  • Burgkapelle;
  • Burggarten;

- Albertina;
- Prater (Vienna PraterWiener Prater).

Apesar da péssima impressão que tivemos ontem ao chegar em nosso hotel, nos surpreendemos com o café da manhã. Apesar de pequeno, o salão era agradável e o café, farto. O quarto do hotel tinha um cheiro horrível de cigarro, apesar de estar classificado como “não fumante” (acho que mudaram para essa categoria recentemente, e como todos os cômodos têm carpete e papel de parede, o cheiro está impregnado); sem falar no vaso sanitário… melhor nem comentar. Esse foi o pior hotel que nos hospedamos e o mais caro.

Tive minha primeira noite mal dormida da viagem, por causa das dores em minhas costas (consequência da pancada que dei ontem no ônibus em Salzburgo – situação narrada do dia anterior); sinto dor até respirando, espero não ter quebrado nenhuma costela.

Bem, vamos falar de coisas boas né? :-)  Passeio incansável pelo Burggarten - só sorrisos!

Nossa primeira aquisição na cidade foi o “The Vienna Card”, um cartão que pode ser utilizado no metrô, ônibus e bonde, durante 72 horas e oferece descontos em emtradas de museus e outros pontos turísticos, além de bares e restaurantes. Custou €18,50 por pessoa. Apesar de estarmos muito bem localizados, utilizamos bastante o metrô e o bonde (tram). Sempre dá aquela preguiça de andar tudo de volta, depois de um dia inteiro andando de um lado pro outro, né? ;-)

Hofburg - Memorial Mozart (1896) - estátua do compositor feita por Viktor Tilgner, que fica logo na entrada dos jardins pela Ringstrasse Começamos o dia explorando o Complexo Hofburg (15 minutos de caminhada a partir do hotel). O Hofburg é um conjunto de edifícios, que foi sede da antiga Corte Imperial durante 6 séculos, onde sucessivos governadores quiseram deixar sua marca; esse é um dos motivos pelos quais podemos observar os variados estilos, do gótico ao neo-renascentista, nos diversos prédios deste complexo. É impressionante! Por aqui visitamos a igreja paroquial dos Habsburgo, a Augustinerkirche; a Biblioteca Nacional Austríaca; os Aposentos Reais; a Hofburg - Michaelertor - magnífico! vejam os detalhes, que cena lindaEscola Espanhola de Equitação; a capela de Hofburg, Burgkapelle, onde se apresentam os Meninos Cantores de Viena; e tivemos um agradável passeio pelos jardins do Palácio, o Burggarten.

Augustinerkirche - esta igreja tem um dos mais bem preservados interiores góticos do século 14 de Viena Biblioteca Nacional Austríaca (1722-35) - que pintura! espetacular!

Uma atração diferente de tudo o que usualmente visitamos (museus e igrejas) foi a Escola Espanhola de Equitação. Esta escola foi fundada aproximadamente em 1572 para aperfeiçoar o estilo de equitação baute école, com cavalos da Espanha. Há diversas exibições, algumas com duração de 80 minutos. Nós assistimos a exibição “Morning Exercise”, exercícios matinais onde os cavalos praticam exercícios de relaxamento ou de aperfeiçoamento de um determinado movimento, com duração de 30 minutos. Cada montador é responsável pelo treinamento de seu cavalo. Infelizmente não é permitido fotografar, mas encontrei na Internet essas duas fotografias (sob licença).

This image was originally posted to Flickr by rp72 at http://www.flickr.com/photos/rp72/105421371/. It was reviewed on 14:17, 05 January 2007 by the FlickreviewR robot and confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2. This image was originally posted to Flickr by Sparre at http://www.flickr.com/photos/sparre/179691511/. It was reviewed on 14:18, 05 January 2007 by the FlickreviewR robot and confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0

Em seguida, visitamos os Aposentos Reais, onde viveram o Imperador Franz Joseph e a Imperatriz Elisabeth (a famosa Sissi). A história dessa imperatriz é bem interessante mas com um final trágico. Além dela não ser aceita pela Corte, era muito infeliz, depressiva e sofria de anorexia (já naquela época!). Mas era muito admirada por sua beleza. Também não tenho fotos do interior desses aposentos.

Hoje tivemos dificuldades em encontrar um local para almoçar, tudo muito tumultuado e não muito atrativo, até que encontramos um restaurante com um ótimo ambiente e vazio, com comida nada típica (restaurante italiano) :) Apesar da simplicidade, estava saboroso! Nosso almoço custou €31 (casal).

Prato do LeoPrato da Mel

Depois do almoço “perdemos” algumas horas no (museu) Albertina. Hoje tinha início uma exposição “Os Impressionistas”. Concluído meu curso de História da Arte, foi emocionante ver obras de Pisarro, Monet, Renoir, Lautrec, Cezanne, Lebasque, entre outros, colocando em prática meus novos conhecimentos.

Na saída do museu e para encerrar o nosso dia, experimentamos enfim uma torta Sacher, um bolo de chocolate inventado por Franz Sacher em 1832, sendo uma das mais famosas especialidades culinárias de Viena. A torta original só é feita aqui em Viena e em Salzburgo. Nesse lanche gastamos €15. Ela é servida exatamente assim:

Retouched version of Image:Sachertorte DSC03027.JPG, which has the following description: ---- Sachertorte from the Hotel Sacher, Vienna. Copyright © 2005 David Monniaux {{GFDL}} {{cc-by-sa-2.0}} {{cc-by-sa-2.0-fr}

A noite fomos no Prater, um parque de diversão que tem um monte de brinquedos radicais. Hoje percebi que estou passando da idade de brincar nesses brinquedos (rs). Gente, saí passando mal de um deles. Que vergonha! Mas o Leo também está ficando velho, e gordo!, segundo ele, já que foi essa a desculpa que ele deu por não ter conseguido ultrapassar ninguém na corrida de kart, chegando em último. Ele disse “poxa, eu era o mais pesado no meio daquela garotada” (rs).

Mel e Leo no Prater - vencidos pela idade (rs) Mel e Leo no Prater - vencidos pela idade (rs)

Eu odeio esse vaso! Boa Noite!

Nosso hotel:

Albertina: €8
Biblioteca Nacional: €6,30
Museu Esperanto: €2,70
Prater: €4 (por brinquedo)

Um comentário:

1. Mel!
    Que fotos lindas!!! EU queria ir a Viena, mas vai ter que ficar para a próxima (e espero não distante) viagem a Europa, pois a que farei em junho não deu para encaixá-la...
    E fiquei babando pela torta (o que vício em chocolate não faz heheh)