domingo, 13 de setembro de 2009

Viena, Áustria – Dia 9

Viena (10 a 14 de setembro)

Dia 9 (13/09 – Domingo)

Lugares visitados:

- Stephansdom (St. Stphen’s Cathedral);
- Museu de História da Arte (Museum of Fine ArtsKunsthistoriches Museum);
- Parlamento (ParliamentParlament);
- Rathaus (Town Hall);
- Museu Esperanto (Esperanto MuseumKunstsprache Esperanto);
- Belvedere (Belvedere PalaceSchloss Belvedere);
- MuseumsQuartier Wien.

 

Hoje foi o nosso último dia em Viena; amanhã partiremos para Budapeste.

Começamos o dia com um passeio tranquilo: visitando uma (outra) igreja! :-) Stephansdom é a principal igreja da Áustria, com um magnífico telhado de azulejos vitrificados. Da construção original em estilo românico, restam apenas o Portão dos Gigantes e as Torres Pagãs. A nave, o coro e as capelas laterais foram construídos em estilo gótico, e a Sacristia Inferior, em estilo barroco.

Stephansdom (St. Stphen’s Cathedral)

 Stephansdom (St. Stphen’s Cathedral) Stephansdom (St. Stphen’s Cathedral) - Portão dos Gigantes e Torres Pagãs Stephansdom (St. Stphen’s Cathedral) - linda escultura em uma das torres

 

As belas pinturas no interior desta igreja me inspiraram para a próxima visita: o Museu de História da Arte. Como terminei recentemente um curso de história da arte, não poderia deixar de visitar esse Museu. Por fora, majestoso, por dentro, um luxo. Grande parte do acervo é formado pelas coleções reunidas pelos Habsburgos. Tive a oportunidade de ver de perto telas de Rafael, Rubens, Rembrandt, Vermeer e Velázquez. Fiquei deslumbrada, principalmente quando uma das telas eu já tinha visto em livros. Ver assim de perto é muito mais real e emocionante!

 Museu de História da Arte

 Museu de História da Arte - bem de perto Museu de História da Arte - vejam detalhes das esculturas!

Museu de História da Arte - que interior luxuoso Museu de História da Arte - detalhes do acabamento internoMuseu de História da Arte - uma das obras do acervo

 

Ah, antes de chegar no Museu de História da Arte, nos deparamos com uma feira enorme de produtos típicos, nos jardins do Hofburg. Grandes tendas vendendo todo tipo de coisa para comer. Uma ótima oportunidade de comer algo diferente da região. Claro que eu comi! :)

Uma paradinha para comer, a caminho do Museu de História da Arte

 

Nossa tarde começou com uma caminhada pelos arredores do bairro Innere Stadt (onde está localizado o Hofburg, Museus de História Natural e de História da Arte e o Museum Quartier), passando pelo Parlamento e descansando nos jardins de Rathaus. O Parlamento é um edifício em estilo clássico, construído à semelhança do Parthenon em Atenas. E o Rathaus, é um dos maiores edificios públicos da Áustria, com mais de 1500 cômodos. Claro que nós não passeamos pelos cômodos, preferimos descansar nos jardins ;-)

 Parlamento ParlamentoRathaus, visto do jardim

 

Para fechar o dia com chave de ouro, tomamos um bonde e passeamos por Viena, até chegarmos ao Belvedere. Uma forma legal e econômica de conhecer uma cidade é andar de bonde ou ônibus. O passeio foi super legal e vimos muita coisa, além do movimento rotineiro das pessoas pelas ruas.

Passeando de bonde, rumo ao Belvedere Passeando de bonde, rumo ao Belvedere

 

Ih, esqueci de comentar nossa visita ao Museu do Esperanto… na verdade não tem muito o que comentar… nem sei porque aceitei a proposta do Leo.  Não tem falando nada em nenhum guia... acho que ficamos uns 15 minutos, no máximo, lá dentro. Tá explicado porque esqueci de falar dele, né… :-)

Voltando ao Belvere: foi construído para ser a residência de verão do príncipe Eugênio de Savóia e está situado numa suave colina; é constituído de dois palácios ligados por um jardim em estilo francês.

Belvedere, jardim em estilo francês

O imenso jardim ocupa três planos interligados por duas elaboradas cascatas. Situado na parte mais alta da colina, o Belvedere Superior tem uma fachada mais elaborada que o Belvedere Inferior, com ornamentação de pedra, estátuas e balaustradas.

Belvedere Superior e cascatas Belvedere Superior

 

O Belvedere é lindoooooooo! Não dá vontade de sair de lá. Andamos e andamos; descansamos no jardim; andamos de novo. Foi o melhor passeio do dia!

Belvedere

 

Comemos pizza hoje, e foi melhor que a pizza de Salzburgo, mas a de Praga está ganhando. Confiram no ranking.

Adeus Viena! Espero retornar um dia.

 

Ingressos (preços por pessoa):

Museus de História da Arte: €9,00
Museu do Esperanto: €2,70

2 comentários:

  1. Mel!
    Adorei as dicas que já vou deixar guardadas!! Nesta primeira viagem que farei a Europa foi difícil escolher quais as cidades e Viena acabou ficando para a próxima!
    Passa lá no meu blog que tem promoção rolando!!
    Bjuuu
    Pri
    http://descomplicandofronteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O museu do Esperanto é muito legal!

    ResponderExcluir