quinta-feira, 29 de julho de 2010

Roteiro: Villa La Angostura e Lagos Andinos

O roteiro de férias em família está pronto!

Dessa vez, a organização da logística da viagem ficou por conta da CiaEco (http://www.ciaeco.tur.br/), uma agência de viagens de ecoturismo. Como eu estava totalmente sem tempo para organizar tudo e estava bem em cima da hora, informei para o pessoal da agência o que eu queria fazer, o tempo que eu tinha e as pessoas envolvidas e eles montaram um roteiro super interessante. Um ajuste aqui, outro ali e montamos um pacote com a nossa cara. Bem, eu nunca viajei assim, através de uma agência de viagem. Espero que dê tudo certo e que os serviços dessa agência sejam bons. 

Viajaremos no dia 30/07 e retornaremos no dia 06/08 (aniversário do Leo :-). A seguir, o dia a dia da viagem:

30/07 = Rio/ Bariloche/ Angostura --> Chegada em Villa La Angostura, Argentina

31/07-01/08 = Villa La Angostura
>> Esqui no Cerro Bayo.

02/08 = Villa La Angostura/ Peulla
>> Início do Cruce de Lagos Andinos, com destino a Puerto Varas, e parada em Peulla, para pernoite. Alterna-se em trechos rodoviários e de navegação.

03/08 = Peulla/ Puerto Varas
>> Continuação da travessia dos Lagos com destino a Puerto Varas. Passaremos pelas quedas do Rio Petrohué e navegaremos o Lago Todos Los Santos, margeando o Lago Llanquihue. Teremos o vulcão Calbuco como imagem predominante e entraremos no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, tendo o vulcão Osorno como principal atrativo visual.

04-05/08 = Puerto Varas
>> Passeio por Puerto Varas, passando pelo centro da cidade, às margens do Lago Llanquihue, visita à Igreja de Puerto Varas, que oferece uma vista panorâmica da cidade e Praça da Catedral.
Passeio pela cidade portuária de Puerto Montt, indo até o “Topo da Melipulli” uma das colinas da cidade, que oferece uma vista panorâmica da baía e da pequena ilha Tenglo Reloncaví Baía. Passeio pelas praias de Pelluco Chinquihue, feira de artesanato e do mercado de mariscos de Angelmó.
>> Passeio pelo balneário de Frutillar, localizado às margens do lago Llaquihue e conhecido por sua influência alemã.

06/08 = Puerto Varas/ Santiago/ Rio --> Chegada no Rio de Janeiro, Brasil


Nossos hoteis:
Em Villa La Angostura: Pousada Las Acacias 
(Los Robles 251 Residencial Villa Angostura, Argentina)

Em Peulla: Hotel Natura Patagonia
(Peulla, Parque Nacional Vicente Pérez Rosales Puerto Varas, Chile)

Em Puerto Varas: Hotel Colonos Del Sur
(Del Salvador 024, Puerto Varas, Chile)


Um pouco sobre a região:

O corredor dos Lagos Andinos abarca parte das províncias de Neuquén, Río Grande e Chubut, no noroeste da patagônia argentina, e também o norte da patagônia chilena. A paisagem é composta por montanhas imponentes, lagos e bosques milenares. Existe ainda a riqueza cultural dos povoados tradicionais, com uma história e identidade próprias. A conhecida Rota dos Sete Lagos é um passeio pela região entre as cidades de San Martín de los Andes e Bariloche, onde se encontram muitos centros de esqui e atividades organizadas, como trekking, cavalgadas, mountain bike, pesca com mosca e caiaque.

Villa La Angostura, Argentina (Sítio de Angostura em Português) é uma bonita vila de 8000 habitantes localizada nas margens do Lago Nahuel Huapi, e está localizada a 80 Km de Bariloche, sendo a cidade mais próxima da fronteira com o Chile (33 Km). Junto com San Martin de los Andes, La Angostura é ponto de acesso ao Circuito dos Sete Lagos.

Peulla, Chile é um pequeno povoado que ainda sobrevive da pesca, da caça de pequenos animais e do calor da lenha das madeiras. O vilarejo foi erguido entre os lagos Frias e Todos los Santos. A travessia até San Carlos de Bariloche é feita através do lago Nahuel Huapi. No caminho, pode-se alimentar as gaivotas, que pegam biscoitos das mãos dos turistas.

Puerto Varas, Chile é uma bonita cidade chilena às margens do Lago Llanquihue e próxima aos vulcões Osorno e Calbuco, que refletem a imagem de seus picos nevados nas profundas águas azuis do lago.

Saltos del Petrohué, de Petrohué, um pequeno porto às margens do Lago Todos los Santos, nasce um rio homônimo. Assim que sai do lago, o Rio Petrohué se esvai por uma radical corredeira de cerca de 5 Km de extensão, costurando de verde as pedras negras formadas pelo basalto vulcânico.

O Vulcão Calbuco fica entre a ribeira do lago Llanquihue e o Lago Chapo, a 56 Km da cidade de Puerto Varas. Alcança uma altura de 2.003 sobre o nível do mar. No entorno do vulcão, podem ser encontradas fauna e flora exuberantes.

O Vulcão Osorno tem uma altura de 2.652 metros e se localiza na Cordilheira dos Andes, na borda do Lago Llanquihue. Seu imponente cone se levanta do lado oposto ao da cidade de Frutillar, da qual só suas águas transparentes o separam. Nas suas encostas, pratica-se esqui e snowboard.

Um comentário:

  1. Muito show o roteiro!! Tira muitas fotos lindas de tudo pra nos mostrar depois!!!
    Eu nunca viajei por agência, mas sempre ajuda qdo temos pouco tempo né?
    Bjuuu
    Pri

    ResponderExcluir