quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tutorial sobre como vestir-se em locais frios

Muitas dúvidas me rondam sobre o que levar na mala nesta viagem que farei para esquiar em Angostura e cruzar os Lagos Andinos. Para me ajudar a decidir, pesquisei bastante e encontrei esse tutorial bem interessante:

TUTORIAL - Vestir-se em Locais Frios - Sistema de Camadas

Conclusão: para combater o frio intenso desses lugares, o ideal é se vestir por camadas. A primeira camada deve ser um underwear térmico, a segunda uma blusa de manga comprida ou curta (depende da pessoa) de malha, ou um agasalho de lã, e a terceira uma jaqueta de couro ou material sintético resistente à água.

Será que vou conseguir aplicar na prática toda essa teoria? :-)

6 comentários:

  1. Vou passar uma semana em Viena, de 11 a 19/10.
    O que devo levar na mala?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleuza,
    em outubro, as temperaturas médias em Viena são 7 (mínima) e 14 (máxima) graus celsius (http://www.colonialvoyage.com/paesi/pt/austria/clima.html). Pelo que li ainda não está frio (apesar das temperaturas baixas). Em setembro do ano passado peguei 15 graus e eu estava apenas de jeans e casaco de moleton, e me senti confortável. Eu achei o clima um pouco seco; talvez por isso não parece ser tão frio.
    Para a sua viagem, com a minha experiência das viagens que fiz, eu levaria apenas uma parca impermeável (tipo a vermelha que apareço nas fotos do ultimo post do blog que tem um capus e corta vento) e um casaco tipo o meu beje (comprei na Hering) que apareço nas fotos) - de casaco, acho que basta. 2 calças jeans, e arriscaria uma bermuda jeans ou tipo pescador (algo assim mais leve). E o underwear, para o caso de uma emergência. Ele é leve e não ocupa espaço na mala. Um tênis e um sapato bonitinho, para o caso de um passeio noturno mais arrumadinho ou ida à ópera. Vc pretende ir à ópera ou concerto? Se sim, não se preocupe com a roupa; leve um vestido - pode ser um pretinho básico - (até o joelho basta), meia-calça (para o frio) e um sapato. Se achar que vai ficar com frio, vá com uma calça preta (q não seja jeans) e sapato, que ficará adequado. Só o pessoal muuuuuito alto nível vai de longo e penas na cabeça, mas acho totalmente desnecessário. Basta evitar o jeans e o sapato fechado dá um tchan.

    Boa sorte! Estou à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel! Sempre acompanho o seu blog e dessa vez estou precisando de uma mega ajuda! Vou viajar mes que vem para a Noruega e precisava de dicas de onde comprar botas quentinhas aqui no RJ. Eu vou a trabalho e estou muito perdida com relação a roupas e calçados...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê, para o frio da Noruega no mês que vem, eu acho que você vai precisar de algo bem quente, e você só vai conseguir se aquecer com botas específicas. Aqui no Rio, só conheço a SADAE e a Loja de Inverno para comprar botas específicas para frios intensos. De repente, você compra algo mediano aqui para chegar na Noruega e procura algo melhor e mais bonito por lá; e arrisco dizer que vai ser mais barato comprar lá do que aqui. ;-)

    Depois conta pra gente o que você conseguiu!

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu e a minha esposa compramos botas forradas em lã na Fiero Shop (http://fieroshop.com.br/)e gostamos muito.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sigmatos, valeu pela dica! Já adicionei o site em meus bookmarks.
    Abs,

    ResponderExcluir