sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dubrovnik, Croácia - Dia 12

Cruzeiro (04-11/06)
Dia 12 (sexta-feira, 10 de junho de 2011) – Dubrovnik

Resumo informativo da viagem (todos os detalhes de hóteis, transportes, restaurantes, como circular, e etc.)

Álbum de fotos do Cruzeiro (da Lua de Mel)

Álbum de fotos de Dubrovnik (da Lua de Mel)

Vamos lá, o último gás da viagem! Dubrovnik está localizada na Dalmácia, região da Croácia que possui como principal característica o litoral rochoso e as praias de areia, com ilhas desertas e esplêndidas cidades, voltadas para o Mar Adriático. Por causa das relações e do comércio com a Itália, esta região é marcada por uma cultura adriática e um ar italiano.

Nosso navio ancorou em Dubrovni, às 8h da manhã e partiu às 13h, portanto, nosso tempo nesta cidade tão diferente dos lugares até agora já visitados foi curtíssimo (que pena!). Por causa das excursões que compramos nas outras paradas do navio, ganhamos um passeio guiado por Dubrovnik. Esse passeio era dividido em duas partes: uma, a pé, pela cidade antiga e outra, panorâmica em ônibus, pela estrada nova.

Saímos do navio usando lanchas, pois em Dubrovnik não tem porto para o navio ancorar. Na cidade, nos juntamos ao grupo da excursão para a primeira parte do passeio, a vista panorâmica de ônibus. O ônibus atrasou muito e todos estavam impacientes com a demora, pois apesar de ser cedo, estava muito quente e seco, o que nos desgastou um pouco.

Na fila do ônibus da excursão     Aguardando o ônibus da excursão, que atrasou muito. Estávamos todos impacientes com o atraso.

O ônibus chegou! Pela nova estrada, fomos até um mirante para ter uma vista magnífica da cidade e sua costa.

Quando o ônibus, enfim chegou, e circulamos pela cidade, percebemos que pelo menos a espera valeu à pena. A cidade era linda, tanto pela sua geografia, quanto pela sua arquitetura. É tudo muito limpo e organizado.

Arredores de DubrovnikArredores de Dubrovnik

A vista panorâmica da cidade é espetacular e o imenso mar azul, hipnotizante!

Nós e o amor em Dubrovnik

Vista panorâmica de Dubrovnik  Vista panorâmica de Dubrovnik  Vista panorâmica de Dubrovnik

Nosso navio, visto de Dubrovnik

De volta à cidade antiga, aproveitamos o resto do tempo para explorar as ruas e os pontos turísticos circundados pelas muralhas. Esses muros foram construídos no século 10º e oferecem vistas esplêndidas da passarela dos guardas, e são considerados símbolo de Dubrovnik.

Costa de Dubrovnik com seus fortes e muros. Os muros e muralhas têm 1940m de extensão e em algumas partes atingem até 25m de altura. Os voltados para o interior têm até 6m.

Desembarcamos do ônibus na praça Brsalje e adentramos o centro de Dubrovnik pelo Portão Pile (Gradska Vrata Pile), entrada principal para o velho centro fortificado. A ponte de pedra que leva à este Portão é de 1537 e cruza um fosso que hoje é um jardim.

Portão Pile, entrada principal para o velho centro fortificado. A ponte de pedra que leva à este Portão é de 1537 e cruza um fosso que hoje é um jardim.  No nicho acima do arco ogival há uma pequena estátua de São Blásio, padroeiro de Dubrovnik.  Fosso abaixo da ponte de pedra que é um jardim

Nossa primeira visita foi ao Mosteiro Franciscano, construído em 1317. No Mosteiro, visitamos a primeira Farmácia da cidade, em uso desde a construção do mosteiro, e o Museu Franciscano que reúne obras de arte sacra e onde são guardados instrumentos do laboratório farmacêutico.

Mosteiro FranciscanoMosteiro Franciscano - Museu

Mosteiro Franciscano - Pinturas do tipo afrescoMosteiro Franciscano - Pinturas do tipo afresco

No Museu, foi triste deparar com fragmentos de uma bomba… Do outono de 1991 a maio de 1992, Dubrovnik foi alvo de bombardeios pesados e incessantes por parte de tropas iuguslavas. Nesse período, mais de 2 mil bombas e mísseis guiados caíram em Dubrovnik.

No interior do Mosteiro, o que mais nos agradou e nos chamou a atenção foi o encantador claustro românico – com elementos góticos, e uma fonte do século 15. Era um lindo jardim arborizado e fresco.

Claustro fresco e arborizado

Claustro fresco e arborizado Claustro fresco e arborizado Claustro fresco e arborizado

Quando saímos do Mosteiro, abandonamos o grupo da excursão e andamos pela cidade sozinhos, pois a guia era muuuuito chata e já estávamos exaustos de passeios monitorados e guiados.

Andar pelo centro velho de Dubrovnik foi muito mais divertido e passamos por vários pontos de nosso interesse.

Andamos livremente pela Stradùn, principal rua do centro.

Stradùn, rua principal de Dubrovnik

Contemplamos a fachada renascentista veneziano-dálmata da Igreja de São Sávio.

Igreja de São Sávio. Sua fachada é um belo exemplo da arquitetura renascentista veneziano-dálmata, um estilo que surgiu após o terremoto de 1520.

Passeamos calmamente pelas charmosas e estreitas ruas do centro de Dubrovnik, até nos depararmos com uma feira-livre colorida e animada.

Ruas charmosas do centro de Dubrovnik  Ruas charmosas do centro de Dubrovnik  Feira livre em uma das muitas ruas do centro velho de Dubrovnik

Nas proximidades da Grande Fonte de Onofrio, ouvimos algumas notas musicais de um instrumento típico, tocado por um croata em trajes tradicionais.

A Grande Fonte de Onofrio (1438-44), monumento mais conhecido da cidade. Onofrio de La Cava foi responsável pelo sistema de abastecimento de água da cidade.  Um croata e seu instrumento típico em praça pública

E deslumbramos as mais variadas e belas edificações do centro velho de Dubrovnik.

Uma das várias e belas edificações de Dubrovnik Domo da catedral barroca de Dubrovnik Uma das várias e belas edificações de Dubrovnik

Igreja de São Blásio Arredores do centro de Dubrovnik

Por fim, assumimos a nossa culpa: PIZZA! Estava DE-LI-CI-O-SA!

Pizzeria Mea Culpa!  Pizzeria Mea Culpa!

Pizzeria Mea Culpa!

Voltamos ao navio exaustos, mas com a sensação de que esta foi uma das nossas melhores viagens.

Adeus Europa! Voltamos pra casa com muita saudade na mala.

Um comentário:

1. Muito bom mesmo este dia. Faltou mencionar a grosseria da garçonete da sorveteria que não nos deixou sentar a mesa porque estávamos apenas tomando sorvete. Os funcionários da pizzaria eram grandes fãs do futebol brasileiro e do Vascão! :-)