terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Praia do Forte, BA – Dia 2

Praia do Forte (25-30/12)
Dia 2 (terça, 27 de dezembro de 2011) – Só deu praia (Papa Gente) e visita ao Projeto Tamar.

Resumo Informativo de Viagem

Álbum de Fotos Praia do Forte, BA

Mais um dia sem despertador, que maravilha!

Apesar da falta do despertador, meu relógio biológico me acorda relativamente cedo, em especial durante as viagens, pois fico ansiosa em curtir tudo. Ao olhar pela janela, vi que o dia estava nublado, totalmente diferente do céu azul e ensolarado de ontem. Apesar disso, não estava frio; na verdade, acho que é até melhor para ir à praia. Tomamos café, pesquisamos a hora da maré baixa (que ia ser mais tarde que ontem) e saímos caminhando para a praia, dessa vez Papa Gente.

Segundo dia de praia, com céu parcialmente nublado

 

A praça São Francisco, em frente à Praia do Porto, é passagem quase que obrigatória em qualquer caminhada/passeio feito por aqui. Nesta praça, está a Capela de São Francisco de Assis, que foi construída por pescadores no ano de 1900; em seu altar estão os santos São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Como esta Capela é considerada cartão postal de Praia do Forte por causa da sua localização, ela sempre está rodeada de pessoas, atrapalhando um pouco na hora de tirar foto. Mas eu consegui uma bem legal na hora que estava indo pra praia. Smiley piscando (*)

 

Igreja de São Francisco

(*) Não encontrei a Capela aberta em nenhum momento do dia, por isso não tive a oportunidade de vê-la por dentro.

 

Caminhando em direção à Praia Papa Gente.

Caminhando em direção à Praia Papa Gente.

 

O que achei interessante aqui em Praia do Forte é a preocupação com a preservação do Meio Ambiente e a prática do que está no papel. Eles de fato fazem o que falam. Ao longo da praia, existem vários ninhos de tartaruga marinha, e eu tive a chance de ver a localização de um. Isso me deixou ainda mais ansiosa pela visita ao Projeto Tamar.

Achamos um ninho de tartaruga!!

 

Na praia, curtimos bastante as piscinas naturais e mais uma vez, a principal brincadeira foi mergulhar. Anabela ADOROU! Realmente, a criançada se diverte com isso. Eles ficam horas entretidos embaixo da água.

Mais mergulho nas piscinas naturais, hoje em Papa Gente.

 

Enquanto eu estava sentada de pernas pro ar, descansando e curtindo as férias, olha o que eu encontrei e aprendi: como se tira os côcos dos coqueiros. Que trabalho!!!

Processo de retirada de côco dos coqueiros para serem vendidos.

 

Hoje fizemos diferente do que fizemos ontem (viva a experiência), e antes de ficarmos esfomeados em busca de almoço, saímos da praia aintes disso acontecer, pois a caminhada de volta pro Centro, com a minha barriga atual, era lenta e longa. Por causa disso, demos sorte no almoço e escolhemos um restaurante bem legal na Praça de São Francisco. O atendimento era muito bom, a comida bem servida e principalmente, saborosíssima. Recomendo! (**)

Peixe Assado, Barraca Praia do Forte, Praia do Forte, BA, Dezembro 2011

(**) Endereço e detalhes do restaurante na postagem de Resumo Informativo.

 

No final da tarde, fomos conhecer o Projeto Tamar-Ibama. SENSACIONAL! E por acaso, hoje tinha abertura de ninhos e soltura de filhotes no mar. Inesquecível!

Projeto Tamar É tempo de desova!

 

O Projeto Tamar-Ibama representa o maior sítio reprodutivo de tartaruga marinha (cabeçuda) no Brasil. Dos sete tipos de tartarugas marinhas existentes no mundo, quatro põem seus ovos nas Praias de Papa Gente, e isso acontece há milhares de anos. A estrutura do Projeto é digna de primeiro mundo, os tanques são lindos e as tartarugas bem cuidadas; é uma visita muito legal e educativa e não pode faltar nesta viagem, principalmente para quem tem filhos. Recomendo fortemente!

Olá!Linda! Olha o acabamento do casco na traseira.Olá tartaruga marinha linda! Que simpática!

 

Após a visita-guiada pelo Projeto, paramos para ver a abertura de ninhos e a soltura dos filhotes no mar. Tivemos a oportunidade de ver bem de pertinho um filhote, e como é um ser tão delicado! Meu coração ficou apertado de pensar em todos eles encarando o oceano (a gravidez está me deixando mais sensível que o normal).

Um dos filhotes é trazido para bem pertinho de nós, e podemos tocá-los delicadamente. A mão do meio é da Belinha!

 

Depois da abertura, os visitantes foram reunidos na praia para acompanhar a soltura deles no mar. Tem o momento certo de libertá-los e não podemos ajudá-los, eles têm que aprender sozinhos a direção certa (só o funcionário pode fazer isso). Nossa, é lindo! A Natureza é perfeita, não?

É hora da soltura dos filhotes no mar!É hora da soltura dos filhotes no mar!Os filhotes andam em direção a água...

Lá vão elas, nadando, rumo ao oceano!Lá vão elas, nadando, rumo ao oceano!Ajudando as tartarugas que voltaram para a areia.

 

Encerramos a noite no Bar do Souza, falando sobre nosso divertido dia em família e curtindo uma boa música ao vivo.

Hora do Jantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário