segunda-feira, 23 de julho de 2018

Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia)

Viagem de férias!

Roteiro: Rússia e Países Bálticos {veja o roteiro original}

Período: 13/07 – 30/07/18 {18 dias de viagem}

Viajantes: Mel, Leo, Bela e Laura {família completa!}


Tallin, Estônia
Chegamos na Estônia à bordo do Ferry Boat vindo da Finlândia. Ainda no Navio, avistamos esse lindo horizonte de Tallin com um pôr do sol estonteante. Fomos direto para o Hotel, e lá descansamos até o dia seguinte.





No dia seguinte, totalmente descansados, levamos pouco mais do que metade do dia para explorar a Cidade Velha de Tallin - lembrando que estamos caminhando com uma criança de 6 anos. Subimos e descemos ladeira, contemplamos, entramos nas edificações e descansamos. O dia estava quente (27 graus), que segundo os locais, está sendo um verão escaldante. Para nós, cariocas, é inverno, né? O calor estava ok pra gente, mas o sol arde muuuuuuuito! Então, não deixe de usar o filtro solar quando explorar essa região.








Foi um passeio muito agradável!

Depois de explorar a Cidade Velha, fomos de uber (de carro tivemos a chance de ver muito da cidade) para o Museu Da Estônia Ao Ar Livre (aproximadamente 8km do centro de Tallin). Lá, muita amostra de como é a parte rural do país. Achei sensacional! É um parque gigantesco, arborizado à beira do mar. Que delícia caminhar e explorar os caminhos e trilhas do local. Pena que Laura já estava cansada e reclamando bastante de tanta andança.





Quem vier, venha com calma e disposição.

Encerrando nossa passagem pela Estônia....



Entre os países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), todo o deslocamento foi feito a bordo de um confortável ônibus internacional.


Riga, Letônia
Chegamos à Riga na Letônia, à bordo de um super ônibus confortável, a partir de Tallin na Estônia, em um percurso de 4 horas durante toda a manhã. Essa foi a melhor forma que encontramos para circular entre os países bálticos, de ônibus. Dá pra acreditar que para cada passageiro tinha uma tela individual com acesso à internet e um banco de filmes para assistir e músicas para ouvir? Foi uma ótima viagem!




Assim que chegamos, saímos em busca de um lugar para almoçar (depois do checkin demorado no hotel). O almoço também foi bem demorado. Em seguida, fomos nos abastecer de água em um mercardinho próximo (tem vários) e andar pelo centro. Andamos pelas ruas sem pressa e sem rumo, e isso nos garantiu ver muitas coisas esperadas (e inesperadas). A arquitetura da cidade é uma graça, e nitidamente a Letônia é bem diferente da Estônia.






Ainda não encontramos nenhum parquinho, apesar de andarmos por praças e jardins. Laura já dá sinais de cansaço da andança, e repete todo o tempo que não quer mais ver igrejas. Bora pensar, pra que ver tanta igreja né?




No dia seguinte, fomos conhecer o Palácio Rundale, uma atração distante em 1h40 do centro de Riga. Fomos até lá de ônibus local, baratinho e pontual. É impressionante a pontualidade de tudo por aqui! Isso é bom demais, por que as coisas funcionam e você não se aborrece.



O dia estava quente e claro, apesar de algumas nuvens. O palácio é lindo, fiquei encantada! E o jardim, verde e colorido. Foi um passeio muito proveitoso.












Oficialmente, não era um parquinho, mas brincamos bastante nessa gangorra em Rundale. ✅




No retorno, passeamos mais um pouco pelo centro de Riga, aproveitando a noite ensolarada.




Vilnius, Lituânia
Chegamos em Vilnius, Lituânia à bordo de um ônibus (igual ao que chegamos em Riga), depois de 4h de viagem. Depois do almoço, fomos passear pelo Centro Histórico. Foi uma caminhada tranquila e fresca (apesar do sol forte), desfrutando de diferentes estilos de arquitetura entre prédios e igrejas. Observei muita loja de roupas, tecidos (linho) e cerâmicas. Há vendas de frutas frescas. Uma tarde bem agradável!






E nenhum parquinho!

No dia seguinte, fomos passear por Trakai e conhecer seu castelo dentro de uma Fortaleza numa ilha num lago. Que lindo o castelo! Foi um dia bem agradável de caminhada, descanso à beira do lago, pedalinho, almoço devagar e apetitoso, e sorvete.








No fim do dia encontramos um parquinho aqui na Lituânia! Uau! ✅



E em dois restaurantes que fomos, tinha uma área para crianças. Assim, nosso dia com Laura foi bem tranquilo: 3 parquinhos e nenhuma igreja.




Assim encerramos nossa viagem pelos Países Bálticos com esse belo anoitecer as 22h...


Nenhum comentário:

Postar um comentário