sexta-feira, 20 de julho de 2018

São Petersburgo, Russia

Viagem de férias!

Roteiro: Rússia e Países Bálticos {veja o roteiro original}

Período: 13/07 – 30/07/18 {18 dias de viagem}

Viajantes: Mel, Leo, Bela e Laura {família completa!}


Chegamos em St Petersburgo, Rússia, à bordo do trem Flecha Vermelha. Esse trem liga Moscou a St Petersburgo, numa viagem de 8h de duração a noite. Isso mesmo, nós dormimos nele! Que lindo e confortável foi esse trem, e que gentis e educados os funcionários. Foi uma experiência incrível! Sobre dormir: eu consegui dormir sim. Claro que não é aquela noite de sono restauradora, pois o trem balança e faz barulho (do trilho), mas ajuda a ganhar tempo na viagem com o deslocamento








Enquanto esperávamos dar o horário do checkin no hotel, fizemos nosso primeiro passeio por St Peter, visitando a Catedral de Kazan. Sem palavras para essa edificação, chega a ser assustador. Como pode ser tão grande e imponente?



Seguimos andando (uns 10 minutos) para a Catedral do Sangue Derramado. Que diferente! Por fora, ela é decorada com pequenos “quadros” quadradinhos, alinhados na paredes. Ela tem várias cúpulas, cada uma de um tipo e tamanho. À beira do rio, ficou linda. Não entramos na Catedral por dois motivos: um, a fila estava muito grande para comprar os tíquetes (a entrada dessa era paga); e dois, cansamos de entrar nas catedrais e ver mais do mesmo.



St Petersburgo é cortada por um grande rio e vários braços de rio saindo a partir do principal, então estamos sempre na beira de um rio ou cruzando por ele, e a todo tempo ouvimos sons de gaivotas (bem, parece gaivota rs).


Parquinho em St Petersburgo ✅

É impressionante como por aqui as crianças estão inseridas no dia a dia da cidade naturalmente. Sabe o que mais me chamou a atenção?? Todos os táxis possuem cadeirinha/ assento na mala do carro e eles colocam para a criança sentar no banco de trás. É obrigatório o uso da cadeirinha mesmo em táxi. Em Moscou também foi assim. Perfeito! De qualquer maneira, mesmo sem cadeirinha, sugiro que crianças ou adultos usem o cinto de segurança mesmo no banco de trás. A direção por aqui é bem agressiva. Andam em alta velocidade e freiam bruscamente. Além disso, eles usam o celular enquanto dirigem, sem pudor, é horrível. Como todos os táxis que estamos pegando é por aplicativo, estamos avaliando negativamente neste sentido.

Logo após a visita á Catedral do Sangue Derramado, caminhamos e relaxamos nesse parque ao lado da Catedral. A essa hora, nosso corpo já pedia descanso, por causa da andança do dia anterior e noite de pouco descanso no trem. Por isso, sentar num banco de praça foi revigorante, aguardando a hora do almoço.




Depois do almoço, fomos pro hotel descansar.

Após o descanso, saímos para jantar e logo depois levamos Laura para uma diversão infantil: um aglomerado de museus divertidos (Mundo Gigante, Dentro do Corpo Humano, Labirinto de Espelho, Labirinto de Fitas e Museu de Ilusões). Compramos um ingresso que dava direito a cinco atrações a escolher, com um super desconto oferecido pelo Booking.com para clientes Genius (eu, no caso rs). A Laura se divertiu, e nós também! Essa atração fica aberta até meia-noite! Chegamos lá por volta de 22h, com o dia bem clara ainda.







Em nosso segundo dia em St Peter, passamos a tarde no Palácio Peterhof, localizado a 30km do centro de St Petersburgo. Um palácio grandioso e jardins encantadores! Não tem como não se encantar com esses jardins do Palácio Peterhof!







Do Palácio Peterhof seguimos para a Catedral de São Isaac, a maior igreja ortodoxa da cidade. De fato, grandiosa! Como todas as catedrais daqui, esses pilares frontais são gigantescos. De novo, não entramos na Catedral (era pago), mas subimos na sua cúpula (para isso, acho que valia o ingresso). A vista lá de cima de St Peter era magnífica.




Vista da cidade, da cúpula da Catedral de São Isaac. Foram 300 degraus para chegar lá em cima! Laura subiu feliz e saltitante, eu, nem tanto. Que minha Personal não me ouça!





Museu Hermitage à noite. Infelizmente, não planejei visitá-lo por causa da Laura. Além de nosso tempo ser curto aqui em St Petersburgo, para a Laura seria bem entediante. Então eu priorizei outros passeios. Que pena, fica pra próxima!




Nossa última visita em St Petersburgo foi à Fortaleza de Pedro e Paulo. Mais uma daquelas edificações grandiosas. Uma coisa que me chamou a atenção foram as estátuas de... coelhos! Não encontrei por lá nenhuma explicação para isso, então no meu retorno, pesquiso com calma e conto pra vocês.




Na Fortaleza, visitamos uma prisão (desativada). No início Laura estava empolgada para ver como era, depois ela ficou triste por ver como é ruim estar preso.



Na saída da Fortaleza, tinha uma Feira Medieval! Pena que estava chovendo demais, senão teria sido muito divertido brincar pela feira.


Temos passeio com chuva? Claro, por que não? Tudo bem que depois de 30 minutos estávamos estressados e encharcados. Tivemos que comprar capa e guarda-chuva. E a previsão é chover forte o resto do dia. Entramos no restaurante para traçar um plano B até a hora do checkin no Navio.




Seguimos para Helsinque na Finlândia à bordo do navio Princess Anastasia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário